Sunday, February 25, 2007

chef2



porque eu sou a mala que fica na volta de quem está cozinhando: "ta-pronto? falta-muito? tá-pronto? posso-provar? deixa-eu-raspar-a-panela? falta-muito?"

Wednesday, February 21, 2007

dave mckean

não dava pra sair da cultura de mãos vazias então eu encontrei, lá no meio de outros livros, escondidinho, quase caindo lá atrás da prateleira:



ainda não entendi até agora porque estava pela metade do preço. um livro importado. último exemplar. yaaay! :)

aliás, essa dupla aí (gaiman + mckean) está lançando livro novo para "crianças": "crazy hair". leia a reportagem no omelete.

de todos os artistas gráficos contemporâneos, dave mckean é, sem dúvida, minha inspiração-mor. como muito bem dito pelo mccloud (no maravilhoso desvendando os quadrinhos, uma verdadeira lição de arte, design e, claro, quadrinhos) o cara não tem um estilo muito definido, está sempre se renovando, reciclando, adequando seu traço ao trabalho em questão. e mesmo assim, podemos reconhecer de longe um trabalho seu. e o sujeito ainda domina todo tipo de técnica, e vai além: mistura todas elas com maestria. nem precisamos ressaltar que ele faz de tudo um pouco: cinema (mirrormask), música (mais precisamente jazz. ele toca piano [céus, podia ser mais perfeito??] e tem um selo chamado "feral records"), quadrinhos (dã) mas não apenas ilustrando, ele escreveu e ilustrou "cages". enfim, o cara é Foda. às vezes acho que não seria tão fã do gaiman se não fosse o mckean.
então, eu tenho uma relação amor-ódio com sua arte. ele faz eu me sentir (na respectiva ordem):
1. deslumbrada
2. emocionada
3. inspirada
4. invejosa
5. com raiva de mim mesma
6. deslumbrada (começa de novo...)

Tuesday, February 20, 2007

The Katzenjammer Kids

quando eu era criança vivia lendo hqs e livrinhos infantis (criança de apartamento, hehe). eu tinha os meus preferidos. lembro de um em especial, que eu carregava pra cima e pra baixo quando eu ainda mal sabia ler: era uma série de tirinhas de dois meninos endiabrados e "o capitão", um sujeito gordo e bigodudo. eventualmente, eu perdi o tal livrinho e nunca mais consegui lembrar o nome dos meninos ou do tal sujeito barbudo. consigo lembrar, ainda hoje, de tirinhas inteiras daquele livro, mas não do nome do autor ou de nada que pudesse rastrear no google. então, hoje quando eu babav... quer dizer, passeava feliz pelos corredores da cultura, eu me deparo com isso:



reconheci os meninos imediatamente! matei as saudades e desvendei um dos enigmas da minha infância!
os meninos se chamam hans e fritz: "The Katzenjammer Kids" (aqui traduzido como "os sobrinhos do capitão"), criados por Rudolph Dirks. eles apareceram pela primeira vez em 1897, no hearst newspaper (sim, do cara do cidadão kane!). velhinhos eles, não?
os dois têm uma origem bem estranha, tanto que o livro à venda na cultura não é do dirks, e sim de harold h. knerr. dirk, que originalmente escrevia as tirinhas para o hearst acabou sendo despedido e substituído pelo knerr. os dois seguiram desenhando e criando tirinhas com os meninos em jornais diferentes. deve ter sido divertido. :)

aqui tem um link bastante interessante:
the Katzenjammer Kids
harold h. knerr (olhando os desenhos, o livrinho que eu lia quando criança certamente era do knerr)

infelizmente, eu não pude comprar o livro. extrapolou meu orçamento. :(

Saturday, February 17, 2007

desktops, sites, ilustrações e carnaval

eu costumo mudar meu desktop constantemente. às vezes são fotos, mas geralmente são ilustrações de gente fodona, que admiro. alguns que eu comento aqui, outros que estão na minha lista de favoritos no deviantart. entrem pra ver ilustrações de verdade. como tem gente grande por lá. às vezes eu chego a ter vergonha da minha galeriazinha...
mas enfim. essa introdução toda foi apenas pra dizer que pela primeira vez estou com um desenho meu como fundo de tela aqui. e ele já está ali há mais de 2 horas e eu ainda não estou achando horrível ou encontrando mil defeitos (só um ou dois, hehehe).
estou trabalhando numa nova versão do site e pretendo disponibilizar para download algumas ilustras como fundo de tela e outras bobagenzinhas divertidas.

ó um pedacinho do desenho:



bom carnaval pra todos! quanto a mim, vou me isolar com meus fones, bastante chocolate, uns livros e alguns filmes. até mais. :)

Thursday, February 15, 2007

clara


essa é a clara. todo dia antes de dormir ela me conta sua estória. assim que tiver tempo, vou começar a contá-la pra vocês.

Wednesday, February 14, 2007

Howl's Movig Castle de papel

fãs de myiazaki, de coisinhas de recortar, pessoas com tempo livre e pacientes em geral, BEHOLD: HOWL'S PAPER CRAFT

um japonês maluco disponibilizou TODO (sim, TODO) o castelo Howl (do Howl’s Moving Castle, aqui traduzido como Castelo Animado [eca]) para quem quiser montar em papel!

genial, cara, genial. um dia eu vou conseguir montar... \o/

peguei a dica no blog bacana do hiro.

(se alguém se aventurar a montar, por favor, me mande fotos :)

Thursday, February 08, 2007

yolks + cornflake

eu sempre admirei *muito* o trabalho desse cara. então, fiquei muito feliz quando ele sugeriu que fizessemos um desenho juntos.
ó o resultado:



se ainda não conhece o yolks_yogurt, o que está esperando? vai lá logo babar nas ilustras dele!

yolks yogurt - fotolog
comunidade no orkut